sábado, 11 de julho de 2009

A Universidade da Paz, Unipaz


Logo depois da inauguração da Universidade Holística Internacional de Brasília, na Granja do Ipê, em 14 de abril de 1989, definiu-se, sob o impulso de Roberto Crema, com base numa forma aperfeiçoada daquele trabalho prático, a estrutura da Formação Holística de Base, e iniciou-se a primeira turma com mais de oitenta candidatos, em 1989.

Criou-se o colegiado da Formação Holística, que continua se reunindo periodicamente, aperfeiçoando o processo de maneira constante, fazendo revisões para adequar o curso à estrutura geral do programa "A Arte de Viver em Paz", reconhecido pela 26ª Assembléia Geral da Unesco como sendo um novo método holístico de Educação para a Paz.

A Formação Holística de Base está se mostrando, através da experiência de todos esses anos, um poderoso método de transformação, no sentido de despertar uma nova consciência para o terceiro milênio. Para cada um dos Aprendizes, há a pessoa antes e depois da Formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo, do significado desta nossa existência: maior tolerância, paciência e amor. Tais são, sem dúvida, os frutos colhidos por muitos participantes.
Criada por um movimento mundial de pessoas e intituições afins, a Universidade da Paz, Unipaz, trouxe a idéia de semar uma cultura de paz entre os vários segmentos sociais, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico.

A Unipaz é um movimento sem fins lucrativos, cujo objetivo maior é a introdução de uma nova consciência. Esta meta atende ao acordo na Declaração de Veneza da Unesco (1986) e na Carta de Brasília - este último documento-síntese publicado Diário Oficial da União em 17 de abril de 1997.

Hoje a Unipaz vem atuando em diversos países. Cada unidade tem uma programação bem diversificada. A essência do trabalho da Unipaz é trazer o global para o local. Desenvolve, assim, várias atividades de cunho nacional e internacional para a ampliação de conhecimentos e troca de experiências, construíndo deste modo, uma nova visão de mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

O que você achou dos artigos deste blog?