quinta-feira, 7 de julho de 2011

Abraços conscientes


O abraço é um belo costume ocidental, e nós do Oriente gostaríamos de lhe acrescentar a prática da respiração consciente. Quando você abraçar uma criança, sua mãe, seu marido ou seu amigo, se inspirar e expirar três vezes, sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.

Se você estiver distraído, pensando em outras coisas, seu abraço também será distraído, não muito profundo, e você pode nem apreciar muito esse abraço. Por isso, ao abraçar seu filho, seu amigo, seu cônjuge, lembre-se da minha recomendação de antes inspirar e expirar conscientemente numa volta ao momento presente. Depois, enquanto estiver abraçando a pessoa, respire três vezes conscientemente, e o abraço será melhor do que qualquer outro.

Praticamos a meditação do abraço num retiro para psicoterapeutas no Colorado. Um participante, ao voltar para casa em Filadélfia, abraçou a mulher no aeroporto como nunca fizera antes. Graças a esse abraço, a esposa participou do nosso retiro seguinte, em Chicago.

Demora algum tempo para que as pessoas se acostumem a esse tipo de abraço. Se você estiver se sentindo um pouco vazio por dentro, pode querer bater delicadamente nas costas do seu amigo enquanto o abraça para provar que realmente está ali. Para realmente estar ali, porém, basta que você respire, e de repente ele se tornará inteiramente real. Vocês dois de fato existem naquele momento. Pode ser um dos melhores momentos da sua vida.

Imagine que sua filha apareça diante de você. Se você realmente não estiver ali - se estiver pensando no passado, preocupado com o futuro ou dominado pela raiva ou pelo medo - a criança, embora parada ali à sua frente, não existirá para você. Ela é como uma sombra, e você também pode ser como uma sombra. Se quiser estar com ela, terá de voltar para o momento presente. Com a respiração consciente e a união do corpo e da mente, você volta a ser uma pessoa real. Se você se torna uma pessoa real, sua filha também se torna real. Ela é essa presença maravilhosa, que torna possível nesse momento um belo encontro com a vida. Se você a abraçar e respirar, despertará para a preciosidade que é o ser amado e a vida se faz presente.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails