quinta-feira, 8 de março de 2012

A CRISE DO DESPERTAR


Nascemos inseridos em uma sociedade adormecida e também pegamos no sono. Absorvemos as crenças como certas e a moral vigente como apropriada. 

Muitos permanecem nesse estado a vida inteira sem questionar nada, em uma psicose coletiva ou como costumo dizer em "comportamento de manada". 

Para acordar desse torpor muitos necessitam de um "solavanco", de um grande susto.
Em algum estágio da vida o torpor coletivo é desafiado por uma crise de proporções gigantescas que abala todas as estruturas da vida da pessoa.

Um confronto existencial que põe em cheque todas as crenças até então consideradas sagradas, todos os pontos de vista, todas as opiniões formadas e tão arduamente defendidas.

É o momento de pular da "manada". Pode ser uma insatisfação crescente com os prazeres da vida, antes tão curtidos, uma crise de depressão sem causa aparente, uma crise de pânico ou ainda pior, o confronto com a morte através de uma doença que põe em questão todos os valores tão arraigados e defendidos.
NÃO HÁ VOLTA!

Só há dois caminhos. Lançar-se no desconhecido buscando novos conhecimentos em consonância com os desejos da sua alma, enfrentando todas as consequencias que isso implica, ou negar o apelo do âmago do seu ser e recuar para o conforto do terreno conhecido, contentando-se com a "tranquilização pelo trivial".
Coloca-se uma máscara de felicidade, mostra-se ao mundo um sorriso falso e lança-se nas luzes e brilhos dos prazeres do mundo.

Abraham Maslow expõe sucintamente esse dilema:

"Se você planeja, deliberadamente, ser menos do que é capaz de ser, será profundamente infeliz pelo resto da sua vida"

Eu acrescentaria dizendo que não só pelo resto dessa vida, mas também levará débitos para a próxima existência. Ficará em recuperação, terá novas provas a serem feitas.

Mas se você optar por auto enfrentar-se, escolher o caminho mais dificil da busca do mestre interior, encontrará o maior bem de toda a existência, a integração com Deus.

Léa Lima
Psicopedagoga, Psicoterapeuta, Facilitadora Xamânica, Criadora do Sistema de Elixires de Cristais - Pedras de Luz.
Ministra cursos, workshops, palestras e rituais xamânicos.

enviado por Francisco Ulisses

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails