sábado, 27 de outubro de 2012

Cardiologista brasileiro tem encontro no Vaticano para discutir a correlação entre ciência e fé


5 de janeiro de 2012

A revista Exame publicou em seu site a notícia de que um estudo norueguês revelou que pessoas que vão à igreja sofrem menos de hipertensão. (detalhes http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/saude/noticias/pessoas-que-vao-a-igreja-sofrem-menos-de-hipertensao-diz-estudo)

No Brasil, o médico cardiologista, Dr. Roque Marcos Savioli, já trata sobre esse assunto há alguns anos, tendo lançado os livros: Milagres que a medicina não contou; Fronteiras da Ciência e da Fé e Curando Corações, todos falando sobre a importância da fé na recuperação dos pacientes.

No final de dezembro de 2011 Dr. Roque Savioli e a sua esposa, a nutricionista Dra. Gisela Savioli, estiveram no Vaticano em um encontro entre médicos e autoridades eclesiásticas da Igreja Católica para discutir a correlação entre ciência e fé. Eles integravam a delegação de médicos franceses, liderados pelo monsenhor Dominique Rey, Bispo de Toulon.

Dr. Roque e Dra Gisela Savioli estiveram na academie De La Vie, discutindo assuntos relacionados à saúde e espiritualidade.

Autor de vários livros na Europa, entre eles La Guérison des Trois Coeurs, Dr. Roque Savioli é sempre convidado para discutir esse tema com profissionais de saúde da França, como aconteceu neste ano e, em dezembro de 2009 em Paris, quando palestrou: Medicine et Spiritualité- Enfin Reconcilié?

“O ser humano é composto por três dimensões: a física, a psíquica e a espiritual. São dimensões que coexistem harmonicamente, mantendo a homeostase determinante da saúde global do indivíduo. Distúrbios em quaisquer dessas dimensões podem ocasionar disfunções tanto no corpo como no psiquismo e no espírito. Por isso em todos os meus livros faço um alerta para que homens e mulheres cuidem e prestem atenção nessas três dimensões. Na física com a prática de exercícios, cuidados com a alimentação, consultas médicas freqüentes, no caso específico das mulheres observar as oscilações hormonais através de exames etc… Quando se fala na psíquica o cuidado com a depressão, o estresse, fatores que comprovadamente têm grande influência na saúde do corpo. E, não podemos nunca esquecer do lado espiritual. Existem comprovações científicas, anteriores até a essa pesquisa divulgada ontem, de que a fé pode alterar a evolução das doenças, independente de religião.”, afirma Dr. Roque Savioli

À respeito de como o assunto é tratado pela medicina, Dr. Roque explica: “Até pouco tempo, muitos médicos ainda acreditavam que a religião fosse algo muito pessoal e irrelevante para a saúde. Mas pesquisas como essas vêm, no entanto, mudando esse tipo de mentalidade, tornando cada vez mais presentes os valores religiosos dentro dos consultórios médicos. Muitos motivos colaboram para isso, e assim as grandes escolas de medicina estão reformulando seus ensinamentos para um estudo do homem integral. Estima-se que os doutores do século XXI possam aplicar a seus pacientes a mais nova tecnologia no tratamento das doenças, além de oferecer condições para surpir suas necessidades sociais, psicológicas e espirituais. É comprovado cientificamente que a fé faz a diferença na evolução das doenças. No meu livro Fronteiras entre a Ciência e a Fé esse assunto é tratado em todos os seus detalhes, inclusive com o depoimento de pacientes.”

Dr. Roque Savioli está disponível para entrevistas sobre o assunto.

Dr. Roque Savioli é Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Médico Supervisor da Divisão Clínica do INCOR (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da FMUSP – Unidade de Cardiogeriatria e Cardiopatia na Mulher. Coordenador do Centro de Atenção ao Coração da Mulher – Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É autor dos livros: Milagres que a medicina não contou; Depressão: Onde está Deus?; Um Coração Saudável, FRONTEIRAS DA CIÊNCIA E DA FÉ, CURANDO CORAÇÕES, NÃO ENTRE EM PÂNICO, MÉDICO GRAÇAS A DEUS, LA GUERISON DES TROIS COEURS. Mais informações:

Adriana Franco
Souza Franco Comunicação
Tel: (11) 4177-5821 / 4365-1173

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails