quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Monge budista é declarado o homem mais feliz do mundo

por Redação Galileu

Uma exploração no cérebro de Matthieu Ricard mostrou que, graças à meditação, o budista teria conseguido mudar o cérebro.

Editora Globo
Crédito: AFP

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, declararam nesta semana que o monge budista Matthieu Ricard é o homem mais feliz do mundo. O ex-pesquisador francês que vive hoje no convento de Katmandu, no Nepal é hoje um dos confidentes de Dalai Lama. O grupo de cientistas constatou que o cérebro dele produz um nível de ondas gama nunca antes relatado no campo da neurociência.

O estudo teve início em 2009, quando o neurocientista da Universidade de Wisconsin, Richard Davidson, conectou 256 sensores no cérebro do monge. Os resultados mostraram uma atividade mais elevada do segmento esquerdo do córtex pré-frontal do cérebro, se comparado ao direito.

Quando Matthieu Ricard meditou em compaixão, o cérebro dele produziu níveis de ondas gama ligadas à consciência, atenção, aprendizado e memória que nunca haviam sido relatados na literatura da neurociência. A exploração do cérebro de Ricard revelou que, graças à meditação, ele tem uma capacidade incrivelmente anormal de sentir felicidade e uma propensão reduzida para a negatividade.

Editora Globo
Crédito: AFP
Sobre Matthieu Ricard
Matthieu Ricard tem 66 anos de idade e é um dos monges mais célebres do Himalaia, além de ser conselheiro de confiança de Dalai Lama.

Filho do renomado filósofo francês Jean-François Revel e da pintora de aquarela abstrata Yahne Le Toumeline, Matthieu cresceu próximo aos intelectuais de Paris. Em 1972, Matthieu se tornou PhD em genética molecular, pelo Instituto Pasteur, mas decidiu abandonar a carreira científica para se dedicar ao budismo.

O francês descreve o budismo como “uma ciência da mente” e sonha em mostrar como a meditação pode alterar o cérebro humano e melhorar a felicidade das pessoas da mesma forma que levantar peso afeta os músculos. E ele é a melhor prova disso.

Em uma palestra recente no Google, Matthieu Ricard mostra como se inspira para ser mais feliz

Assista ao vídeo (em inglês)

(Via Oddity Central)

enviado por Leise

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails