quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Gratidão traz saúde emocional e bem-estar

Agradecer a experiência deste ano, com tudo o que nos trouxe, ainda que a nós pareçam adversidades.
Agradecer as novas oportunidades de aprendizado que 2013 venha a nos trazer.
Agradecer a Vida por dela participarmos, e ao Pai, por nos trazer à Existência.
Agradecer a sua amizade.


Enviado por Ada

Por Emilce Shrividya

A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. Precisa se tornar um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos.

Em vez de se lastimar, mude essa atitude de vítima para uma atitude positiva, agradecendo desde que abre os olhos de manhã até a hora de dormir. Ao fazer isso você abre seu coração, abre seu entendimento para descobrir quantas bênçãos pequenas e grandes você recebe a cada dia. Desse modo, você passa a perceber as bênçãos "invisíveis" que nem tinha notado. Passa a sentir como foi protegido, amparado, ajudado tantas e tantas vezes.

O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer, o nosso coração descansa, a nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna.

A gratidão cura as doenças psicossomáticas e crônicas. Cura as dores da alma como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, baixa-estima, insônia e ansiedade.

Lembre-se sempre de demonstrar sua sincera gratidão a todos que o ajudam. Expressar gratidão é uma força poderosa; é um atributo natural da mente voltada para a prosperidade.

Ao desenvolver esse hábito de agradecer você aciona a energia curativa do universo e muda as circunstâncias e o ambiente ao seu redor.

É importante recordar-se de agradecer. Existem maneiras concretas de nos ajudar a lembrar de agradecer, como escrever bilhetinhos e espalhá-los onde possamos ler para lembrar de agradecer ou escrever um diário contemplando as graças recebidas.

E, mentalmente, repita, várias vezes ao dia: Obrigado, obrigado, obrigado, Pai. Experimente isto e sinta como você fica mais calmo, pleno e feliz.

Sinta também como a prática da meditação e o relaxamento naturalmente tornam o coração agradecido, porque purificam os padrões mentais, limpam a mente das emoções e sentimentos negativos que lhe impediam de sentir gratidão.

Torne-se sensível às belezas da natureza. Desperte sua percepção para observar mais a beleza do céu, de tudo o que o cerca. Deleite-se com o canto dos pássaros. Sinta carinho e respeito pelos animais. Agradeça a Deus pelo seu universo tão pleno de maravilhas.

Sinta um agradecimento profundo pelo nosso planeta, nossa querida Terra, que tudo nos dá sem nada pedir em troca. Faça isso de maneira concreta, cuidando do meio ambiente à sua volta, ajudando a não poluir, preservando a natureza, reciclando o lixo.

É necessária muita conscientização sobre como cuidar e respeitar o nosso planeta. Se cada um de nós fizer a sua parte, por menor que seja, estaremos cumprimos o nosso dharma (propósito do bem), o nosso dever e ajudando nossa amada Mãe Terra.

Quando nos despertamos interiormente para o sentimento da gratidão, começamos a sentir gratidão por tudo, pelo ar que respiramos, por estarmos caminhando, vendo, ouvindo, falando e pelo simples fato de estarmos vivos.

Passamos a dar mais valor à vida, e a esta oportunidade, esta dádiva de ter nascido na Terra para aprender e evoluir espiritualmente. Ao compreender isso, nos libertamos do sentimento de revolta, da não-aceitação e da insatisfação.

Os mestres sábios nos ensinam a agradecer tanto as coisas boas como as que acreditamos más, compreendendo que tudo acontece para o melhor e para o nosso crescimento. Precisamos aprender a extrair lições das dificuldades, que são como esmeris nos purificando e desenvolvendo as virtudes em nosso interior.

Em vez de só reclamar e se focar nos defeitos e faltas, podemos ver o lado positivo e gratificante. Quando não somos gratos, não somos capazes de sentir felicidade, porque ficamos focados no que não tivemos, no que não temos e sempre achamos que nunca temos o suficiente.

Através do verdadeiro autoconhecimento rompemos a união com a dor, ficamos livres da ignorância e do sofrimento. Aprendemos o caminho que vai nos libertando da dor dos desejos, da ansiedade, dos apegos e aversões, da raiva, da irritação, da crítica e descontentamento.

Ao conquistar a virtude de ter um coração agradecido, você respeita a todos e ao mesmo tempo não perde o seu discernimento. Este é o antídoto para o orgulho.

Através da gratidão você sintoniza com mais bênçãos divinas e atrai para você o melhor da vida.

Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando expressamos nossa gratidão, recebemos ainda mais. Esta é a lei da natureza.

Cultive a gratidão. Sintonize com as vibrações puras da Providência Divina que tudo supre, através do agradecimento profundo e sincero, e muitos de seus problemas serão diminuídos e você receberá mais e mais graças divinas.

Vivencie isto agora. Feche os olhos. Respire tranqüilamente. Deixe que o ar entre e saia naturalmente.

E conte suas bênçãos. Lembre-se de quanto, quanto há para agradecer!
Agradeça a Deus, a fonte divina de onde recebemos tudo.
Agradeça à vida.
Agradeça ao seu corpo e à sua mente.
Agradeça a seus pais, filhos, parentes, amigos, a todas as pessoas e acontecimentos significativos.
Lembre-se de todas as coisas boas da sua vida.
Permita que a gratidão dissolva seu cansaço, tristezas, mágoas e dores da alma.
Permita que o seu coração se torne suave e doce através da gratidão, e experimente entusiasmo, tranqüilidade e alegria.

Fique em paz.

Notas bibliográficas:
Chidvilasananda, Gurumayi- Entusiasmo- Ed. Siddha Yoga Dham Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails