quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nossa Senhora de Guadalupe


Traduzi este texto de um folheto em uma igreja em Nova Iorque. Já havia assistido a um documentário sobre o milagre de Guadalupe, e ele é realmente lindo e assombroso.

Nossa Senhora de Guadalupe
Celestial Padroeira das Américas
Imperadora das Américas
Estrela da Nova Evangelização

A história da miraculosa Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe começou em uma fria manhã de 9 de dezembro de 1531.

Era sábado e Juan Diego, um nativo recentemente convertido ao catolicismo, tinha começado sua longa caminhada para atender suas instruções religiosas. Quando ele estava perto do monte de Tepeyac, no vale da Cidade do México, ele ouviu um canto estranho de muitos pássaros. Onde estou? Ele pensou. Estou no paraíso? De repente, ele ouviu uma gentil e doce voz chamando por seu nome. Confuso, ele olhou em volta e estava em pé uma Nossa Senhora, belíssima além da imaginação, o vestido brilhando como o sol, a rocha sobre onde ela estava projetava brilhantes raios de luz, a terra em volta dela irradiava as cores do arco-íris, as ervas e cactus eram como esmeraldas e turquesas, os espinhos como ouro.

Em assombro, ele caiu de joelhos. "Meu filho," ela falou, "eu quero que você vá ao Bispo e diga a ele para construir uma casa sagrada para mim aqui, então eu poderei consolar e ajudar todos aqueles que me procuram, e dar a eles todo meu amor."

Compreendendo que este era um desejo da Mãe Celestial, ele correu para ver o Bispo. Quando lhe falou do que aconteceu, o Bispo retrucou, "Juan Diego, esta é sua imaginação!" E o mandou embora.

Incomodado e triste, Juan Diego retornou para contar a Senhora Celestial que o Bispo não ouviria um pobre e humilde índio como ele, mas ao contrário Ela disse que havia enviado um nobre homem, e por isso o Bispo iria acreditar na mensagem. "Eu escolhi você, Juan Diego, para ser meu mensageiro. Vá, e faça como estou pedindo."

No dia seguinte Juan Diego saiu antes do amanhecer para ver o Bispo antes de assistir a missa. Desta vez, o Bispo disse a Juan Diego que ele deveria trazer um sinal da Mãe Santíssima, ou não voltar mais.

Juan Diego não retornou para vê-La no outro dia, uma vez que seu tio, com o qual ele vivia, estava gravemente doente. Naquela tarde, o tio, sabendo que seu fim estava próximo, pediu por um padre.

Cedo na terça-feira, dia 12 de dezembro, saiu para chamar o padre. Temendo que a Nossa Senhora poderia detê-lo, ele tomou um caminho diferente, mas no que ele estava o pé do monte Tepeyac, Ela o parou. "Onde você está indo?" Ela perguntou ao angustiado Juan Diego. Ele Lhe falou sobre a doença do tio. "Não se preocupe, seu tio está bem agora." Este foi o primeiro de muitos milagres de Nossa Senhora de Guadalupe!

"Agora, vá ao topo do monte e recolha flores." Não existem flores lá, somente pedras, ele pensou consigo. Mas para seu encanto, ele encontrou o monte acarpetado de flores, que ele recolheu e colocou sobre seu manto (tecido de fibras de cactus e usados pelos nativos mais humildes). "Este é o sinal que você deve levar ao Bispo, então ele vai acreditar nas Minhas palavras para você."

De muito esperar o Bispo o recebeu. Quando Juan Diego desenrolou o manto, uma cascata de flores fragrantes caíram no chão diante do Bispo surpreendido, e no manto apareceu impressa a imagem de Nossa Senhora, como Juan Diego a havia visto no monte.

A sagrada Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é a única manifestação física que a Virgem Santíssima deu para o mundo. Deste este dia, Sua Imagem permanece em Sua casa sagrada aos pés de Tepeyac, onde todos os dias milhares de Suas crianças o visitam e o reverenciam.

A Juan Diego foi dada a custódia de Sua Basílica, onde ele permaneceu até sua morte. Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 6 de maio de 1990, e canonizado em 31 de julho de 2002. Sua festa é celebrada em 9 de dezembro.

Pelos séculos, Sua Imagem foi estudada por pintores, doutores e cientistas de muitos países, e todos unânimes concordaram que foi "pintado com pincéis que não são deste mundo." Com a canonização de Juan Diego, a Igreja confirmou este milagre.

O Papa João Paulo II profetizou que a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe seria o centro "do qual a luz do Evangelho de Cristo brilharia sobre todo o mundo pela Imagem milagrosa de Sua Mãe." Também declarou, o Santo Papa que "a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe e Evangelizadora da América, seria celebrada por todo o continente em 12 de dezembro."

"Eu estarei aqui para ouvir seu choro, sua tristeza.
Eu estarei aqui par curar seus lamentos,
sua miséria e seu sofrimento!"

Maria é, e para sempre será, a Mãe da humanidade.
Nós precisamos ouvir seu chamado de amor e obedecer ao seu Amado Filho.

Messenger of Maria Guadalupe
P.O. Box 3621
New York, N.Y. 10185

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails